Carta ao usuário Serviços Online

Entrevida do CFQ ao Presidente do CRQ-X

“Poderemos nos tornar melhores pessoas, menos egoístas e menos competitivas”
Conteúdo publicado em 06/07/2020

Um abnegado à Química e ao ensino dessa nobre ciência no estado do Ceará. Essa é uma maneira adequada para descrever o presidente do Conselho Regional de Química da 10ª Região (CRQ X), Cláudio Sampaio Couto. Diante de um conselho que conta com 2.275 profissionais e 1.439 empresas registradas, Sampaio Couto relata o momento difícil que as empresas do setor vivem em função da pandemia do novo coronavírus e aponta a necessidade de manter a esperança mesmo diante de um cenário adverso: ele não acredita que a recuperação da Química cearense se dê antes de 12 meses. Leia aqui a síntese da entrevista:

Como o Senhor caracterizaria a Química no Ceará? Quais setores são os mais representativos e que profissionais têm mais campo de atuação?

Cláudio Sampaio Couto – O setor industrial é muito diversificado, destacando-se os ramos de sabões, detergentes. Tintas, cosméticos, bebidas, têxtil e principalmente alimentos, constituídos principalmente por empresas de pequeno porte. No setor de serviços de natureza química, a área ambiental vem experimentando significativo crescimento. Assim, os profissionais com maior campo de ações são os que laboram nestes ramos, principalmente os da área de alimentos e meio ambiente.

E a atuação do CRQ X? Qual o maior desafio e qual a conquista que o senhor avalia como a mais importante?

Cláudio Sampaio Couto – A atuação do CRQ X prioriza a fiscalização do exercício profissional, sem descuidar do apoio às empresas e profissionais da Química, para o cumprimento de suas atividades. Os estudantes da área da Química também são apoiados, através de palestras nos seus respectivos cursos de graduação, esclarecendo sua importância e atribuições de futuros profissionais da Química. Entendemos como principal conquista do CRQ X sua manutenção e o importante papel desempenhado no desenvolvimento da Química no Ceará.

Como tem sido o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no setor químico do Ceará?

Cláudio Sampaio Couto – Em obediência ao decreto do governo do estado do Ceará, o setor parou ou reduziu muito suas atividades, o que foi benéfico para o combate ao Covid-19. Esta paralização ocorreu na segunda quinzena de março e durante os meses de abril e maio, houve prejuízos para as indústrias, de ordem econômico-financeira e até no seu próprio crescimento com a perda de alguns de seus colaboradores. Contudo, acredito que com a abertura gradual das atividades, as empresas se recuperarão, a médio prazo, avalio em torno de 12 meses, conforme atividades iniciadas gradativamente a partir desse mês de junho.

Como descreveria a sua experiência pessoal na Química? E dentro do CRQ?

Cláudio Sampaio Couto – Minha experiência profissional na Química foi satisfatória profissionalmente, mas não acumulei nenhum patrimônio material. Durante nove anos exerci atividade de profissional da Química em indústrias químicas, o que foi muito enriquecedor para meu desenvolvimento profissional. Durante seis anos, juntamente com dois colegas de profissão, participei do projeto de ensino dos conhecimentos de Química e tecnologia química a práticos que exerciam atividade em indústria do estado do Ceará, conforme plano de ensino elaborado pela Escola Industrial do Ceará, de 1964 a 1969. Foi um período muito enriquecedor, pela troca de experiência e capacitação de futuros profissionais da Química de nível médio. Durante 30 anos exerci atividades docentes na Universidade Federal do Ceará, contribuindo profissionalmente para a formação de muitos profissionais da Química das diversas categorias de nível superior. No CRQ X, a partir de 1984, minha trajetória foi de muita luta, algumas dificuldades e muitas vitórias, quando tive apoio dos funcionários, dos conselheiros e de profissionais da Química e do CFQ na pessoa do professor Jesus Miguel Tajra Adad que foi muito importante na consolidação deste CRQ.

Qual herança, qual ensinamento restará do enfrentamento dessa pandemia, para você e para os profissionais da Química? Há motivos para otimismo?

Cláudio Sampaio Couto – Entendo que enquanto não tivermos a vacina para neutralizar este vírus, continuaremos ameaçados pelas consequências dessa pandemia, embora a fase crítica já tenha sido superada. Todos nós devemos nos cuidar, especialmente os mais idosos, para não sucumbirmos. Mas acredito, que poderemos nos tornar melhores pessoas, menos egoístas e menos competitivas. Para nós profissionais da Química devemos continuar trabalhando unidos em prol de nossa profissão e pelo bem-estar da sociedade. No momento não vislumbro motivo para otimismo, mas também não vislumbro motivos para pessimismo. O momento é de expectativa, mas principalmente de esperança.

Qual mensagem o senhor deixaria a profissionais e estudantes de Química para o futuro?

Cláudio Sampaio Couto – Continuemos exercendo nossa profissão com zelo e dedicação, na certeza de que Deus nos ajudará a vencer esta pandemia.

Texto e imagem extraídos de http://cfq.org.br/noticia/poderemos-nos-tornar-melhores-pessoas-menos-egoistas-e-menos-competitivas/?fbclid=IwAR18nfeoYwsauoXCbiL3iZ1jd_5NX5LEC-Dy86Wu8IVpaLjcn0Lzadg00ds

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support